Eu Indico - Canal Num Pulo! Inspirações Para Sua Viagem.

Será que o último post sobre turismo cinematográfico mexeu com vocês da mesma forma que mexeu comigo?

Ah, que vontade de viajar! Que saudade de dar uma carimbada no passaporte viu!
Eu e o Bruno estamos aqui quebrando a cabeça para definir nosso próximo destino. Estamos presos naquela situação clássica: será que escolhemos um novo destino ou depois de tanto tempo sem viajar, por causa da pandemia, repetimos algum destino que já sabemos que enche nossa vida de alegria?

Bom, ainda não definimos, mas o fato é que provavelmente vamos viajar em outubro ou novembro, que é quando o Bruno consegue tirar férias, além do mais, por algumas razões familiares (maravilhosas por sinal e em breve vocês saberão) não posso ficar ausente por muitos dias nos próximos meses!

Enquanto outubro e novembro não chegam, a gente segue tentando definir nosso destino, e as redes sociais nos ajudam demais nas inspirações e nas ideias.

Um instagram que me inspira muito é o @numpulo do Daniel e da Paula. Eles registram suas viagens nacionais e internacionais em imagens belíssimas e dicas preciosas de cada lugar por onde passam. Aliás, o canal do Youtube deles também é sensacional, edição impecável, vale super à pena acompanha-los.

Vale lembrar que eu acompanho muitos canais e instas de viagem, e eles de fato nos inspiram muito, porém quando a gente decide nosso destino, é a hora que a gente senta e começa a estudar e planejar cada detalhe da nossa viagem, afinal sou formada em turismo e trabalhei por um tempo com elaboração de roteiros em agências. Por que não usar essa experiência e colocar em prática essas coisas à nosso favor, certo?

Curto muito toda a parte de pesquisa de contexto histórico, cultural, gastronômico, cenográfico, geográfico, lazer, curiosidades pontuais, hospedagem, acessos, locações, custos, taxas, clima, períodos e horários, deslocamentos, passeios, ingressos, bagagem, preferências, prioridades, disponibilidade de tempo e energia. Tudo é levado em consideração na hora de planejar a viagem tão aguardada.

Sempre entro em contato com a equipe do hotel, companhia aérea ou qualquer outro serviço contratado para garantir um mimo extra, um upgrade, algum serviço VIP ou algum diferencial. Super funciona, mas tem que ter “aquele jeitinho”, sabe? E é exatamente aqui que aquela experiência entra. Já conseguimos muitos upgrades e mimos em nossas viagens.

Em NY conseguimos upgrade de quarto e queijos e vinho servidos na entrada do quarto de cortesia, presente do hotel.

Eu amo absolutamente todos esses passos e processos. Aliás, acho que uma viagem bem planejada, com plano A, plano B, plano C e até plano de emergência é muito difícil dar errado #DicaDeOuro.

Mas lembre-se: nada de deixar sua viagem muito presa, engessada e com cara de “excursão”. Eu particularmente não gosto disso, por isso estudar profundamente o destino e os prestadores de serviços é essencial!

Eu e o Bruno costumamos ter o maior trabalhão (trabalhão com prazer) antes de viajar, pesquisando, planejando e alinhando absolutamente tudo.
Cada detalhe é planejado em nossos roteiros, até o tempo livre e o descanso, que são essenciais em uma viagem. Também deixamos “brechas” para os pequenos e grandes imprevistos que podem rolar, por isso a importância de um roteiro que seja flexível e não muito engessado.

No We Hotel em Campos do Jordão recebemos upgrade de quarto, brunch de boas vindas e toda uma ambientação da suíte, além de outros mimos por saberem que era uma parte da nossa Lua de Mel.

Sempre ficamos atentos à tudo que envolva uma viagem adequada e personalizada aos viajantes, no nosso caso, geralmente fazemos tudo de acordo como nosso perfil como casal, e a nossa sorte é que somos muito parecidos e generosos nesse sentido. Nunca rola briga para definirmos nossos roteiros, mesmo quando as preferências individuais entram em cena.
Eu amo esse clima de planejamento, principalmente com o Bruno. Nossas viagens são sempre incríveis.

Bom, enquanto isso a gente segue se decidindo pra onde iremos nas nossas férias, e pensando também em outros roteiros menores, tipo “bate e volta” ou final de semana para realizarmos antes disso. O Num Pulo está cheio de dicas de cidades turísticas no interior de São Paulo e no Brasil inteiro, inclusive, confere esse vídeo deles em Tiradentes, uma das minhas cidades favoritas no mundo inteirinho! Quem sabe eu não volto pra lá em breve!

Boa semana pessoal.
Beijos.

Eu Indico - Exposição Beyond Van Gogh Em São Paulo

Aqui em São Paulo está rolando a exposição Beyond Van Gogh, lá no Shopping Morumbi, e eu fui ontem com a minha mãe.
Posso afirmar que foi uma linda experiência. Um mergulho emocionante que te leva para passear e visitar vida e obra de um dos maiores artistas da história.

Não é preciso ser um grande admirador de artes e quadros para se apaixonar, até porque a verdade é que você não verá nenhuma obra original do pintor, nenhum quadro ao vivo, ali na sua frente. A emoção fica por conta da imersão audiovisual que te coloca basicamente dentro das obras de Van Gogh.

A exposição é composta basicamente por quatro ambientes que ao longo do percurso narram detalhes marcantes da biografia do artista.
Painéis luminosos com passagens importantes da vida de Vincent, moinhos e campos de girassóis tão presentes em suas obras, sua relação com a arte e principalmente com seu irmão Theo, mas a surpresa e o grande pico de emoção fica para final, no grande salão.

O último ambiente é um salão gigante, cheio de projeções por todos os lados, numa belíssima sincronia que te transporta para um lugar que eu ainda não consegui nominar, mas deve ser poço da emoção, já que tocou fundo no meu coração. Ficamos por mais de uma hora só nessa sala.

Eu não tinha noção do tamanho da obra de Van Gogh, e certamente não conhecia maiores detalhes de sua tão perturbada e conflitante biografia. Vale à pena dar uma xeretada na biografia dele antes de ir, para tornar o passeio ainda mais emocionante.

Além de conhecer mais a fundo os principais quadros criados por Vincente Van Gogh, como Noite Estrelada, Auto Retrato, A Casa Amarela, Comedores de Batata, Terraço do Café à Noite, acabei descobrindo uma obra linda chamada Amendoeira em Flor.

Voltei pra casa e fui pesquisar sobre essa obra: chorei!

Quando Theo escreve à Van Gogh para lhe contar sobre o nascimento de seu sobrinho, Van Gogh responde ao irmão que começaria naquele momento a pintar um singelo quadro para o quartinho do bebê, e descreveu sua obra dizendo que seriam delicadas e pequeninas flores brancas de uma amendoeira com um belíssimo e claro céu azul ao fundo para acalmar o bebê, que futuramente recebeu o mesmo nome do tio pintor: Vincent Willem Van Gogh.

A Amendoeira em Flor faz parte das obras que Van Gogh criou em sua estadia no Saint Remy de Provence, o Sanatório em que o artista ficou internado. A inspiração para suas pinturas durante esse período vieram da janela de seu quarto, solitário e frio, mas que mesmo assim não o impediram de criar tanta beleza.

Além de todos os cenários, imagens e projeções que enchem nossos olhos, a obra também é guiada por sons, narrações curtas, citações e músicas que servem como guia para atingir todos os pontos dessa deliciosa experiência.

Auto retrato original de Van Gogh, mas esse eu vi e fotografei em NY no MET.

Antes de encerrar, vou deixar aqui uma canção linda, chamada Starry Starry Night composta por Don McLean em homenagem ao próprio Van Gogh e que descreve um pouco de sua batalha e seu sofrimento em busca da sanidade e defesa da sua arte.
Pra quem quiser acompanhar, tem legenda com a tradução da letra da canção.

Now, I understand what you tried to say to me
And how you suffered for your sanity
And how you tried to set them free
They would not listen, they did not know how
Perhaps they'll listen now

Noite Estrelada, uma de suas mais grandiosas obras também foi criada no período em Saint Remy, e nas palavras de Van Gogh: “eu confesso não saber a razão, mas olhar para as estrelas sempre me faz sonhar”

A exposição está no Shopping Morumbi e os ingressos custam a partir de R$ 40,00 (meia entrada simples).
Bom final de semana à todos!