Dia da Mulher é Todo Dia!

Um dia um tanto quanto polêmico, né?
Queria realmente começar esse post reconhecendo que esse dia é de fato especial e que ele representa realmente uma homenagem por absolutamente tudo que a força da mulher representa no nosso mundo, mas infelizmente não é bem assim que a realidade se apresenta.

Sim, hoje é um dia em que muitos se lembram e “homenageiam” as mulheres da sua vida, mas será que é isso que nós merecemos mesmo? Um dia entre os 365 dias do ano pra sermos lembradas e levadas em consideração?

Acho fofo as rosas, os cartões, os bombons, as citações, mas tem um conceito muito errado aí, pelo menos eu acho!
Pra ser sincera, homenagem mesmo, seria se todos que prestam suas homenagens no Dia da Mulher, pudessem tirar um pouco do peso do cotidiano da mesma, todo dia! Um pouquinho por dia.

Na grande maioria dos lares, a mulher ainda é a responsável por praticamente todos os afazeres domésticos (lavar, passar, limpar, cozinhar, organizar, guardar, recolher e etc.), pelo cuidado com as crianças, pela alimentação da família (que não é só cozinhar, mas fazer mercado também e pensar como montar e preparar as refeições), pela organização da rotina de seus filhos (horários, tarefas escolares, passeios, lanches) e de seus parceiros, pelos cuidados com os idosos da família, pela renda familiar (na maioria dos casos a mulher também trabalha fora e a renda dela é parte importante no complemento da renda familiar, mesmo que seu salário ainda seja menor que o do homem), por cuidar dos pets, etc.
Elas ainda tem que fazer tudo isso com sorriso no rosto, voz doce, cabelo bem arrumado, unhas perfeitas, roupa passada, de preferência com um saltinho e sempre cheirosa! E ai dela se picar os legumes em pedaços grandes demais ou pequenos demais. Ai dela se salgar um pouco a comida. Ai dela se esquecer do horário do remédio do filho ou de recolher o xixi do cachorro.

Ah, e a jornada materna? Nem vamos entrar nesse ponto porque daí é só nocaute! TPM e cólicas também não serão pauta, porque simplesmente não tem como mudar esse tipo de coisa, é orgânico do “ser mulher”, mas seria tão bom se as pessoas pudessem entender que tudo isso também tem um peso bem relevante na rotina feminina.

A verdade é que muitas mulheres vivem com uma sobrecarga mental e física absurdas e ainda passam a vida inteira sendo comparadas e criticadas.
As cobranças em cima das mulheres ainda é algo sobre-humano, duro demais!

Entendem porque eu sempre reflito sobre o tal Dia Das Mulheres?
Uma flor, um bombom, uma mensagem dizendo sobre a importância delas, um gesto delicado, um carinho, tudo isso é lindo, mas porque não praticar essas delicadezas na maioria dos dias? Todo dia a mulher vive essa jornada doida que é ser mulher. Sejamos mais gentis com todas as mulheres.

Ao invés de flores e bombons, procure apoiar uma mulher sempre que ela lutar por direitos iguais, por salários iguais, por mais justiça com a causa feminina, por mais independência, por mais voz na política e na sociedade, por mais direitos aos seus filhos, tenho certeza que esse será um presente com uma importância muito mais relevante que esses mimos fofos.

Mulheres são incríveis e com um poder de energia absurdo! São corajosas, destemidas e sempre dispostas a mudar o mundo e torna-lo um lugar melhor, mesmo que para isso tenham que enfrentar injustiças, machismo, violência e, obviamente, o patriarcado. Sempre foi assim e será até o fim da luta.

Não, eu não acho errado comemorar o Dia Internacional das Mulheres, porque mulheres são de fato incríveis, mas essa “data” deveria vir com um pouquinho mais de consciência e um pouquinho menos de hipocrisia!

Viva as MULHERES! Vivam as Mulheres!

Até sexta-feira pessoal!