Beauty Gourmet - Torta de Abóbora Deliciosamente Incrível.

Hello pessoal, tudo bem? 

Semana passada teve Halloween, e se tem uma coisa que eu amo no Halloween, além das gostosuras e travessuras, são as abóboras. Isso mesmo, eu amo abóbora e tudo que é feito de abóbora. Nessas horas, eu tenho vontade de fazer as malas e ir correndo morar nos Estados Unidos, pois lá tem tudo que você imaginar feito de abóbora! Café, pães, doces, chips, balas, e até refrigerante com aromatizante de abóbora (ok, nesse momento percebo que preciso rever meu conceito de "adorar tudo que é feito de abobora"). Principalmente na época que antecede o Halloween, tudo por lá vira abóbora, até a Cinderela! Hahahaha.

Por todo esse amor que eu tenho pelas pumpkins e pela vontade imensa que eu estou de comer algo feito com abóbora, hoje eu resolvi trazer aqui no Beauty Gourmet uma receita maravilhosa de torta de abóbora. Gente, sério, não é uma receita qualquer, é de lamber os dedos, comer rezando, esquecer da dieta, e se jogar nessa torta, que é provavelmente a melhor torta que você vai comer na vida! Duvida? Então, papel e caneta na mão, faça a receita e depois me conta, ok?

Essa torta foi preparada aqui em casa pela Gabi, que é uma expert na cozinha! Sério, vocês não tem idéia das delícias que a Gabi é capaz de fazer! Depois que vocês experimentarem a torta, talvez vocês acreditem em mim. A Gabi é um show.

 Vamos aos ingredientes?

Para a massa, você vai precisar de:

  • 250 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 gemas
  • 4 claras em neve
  • 70 g de queijo parmesão ralado
  • 400 g de abóbora japonesa/cabotiã cozida e amassada em consistência de purê (mais embaixo tem dica de como fazer o purê da abóbora)
  • 250 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal

     ** Dica de Preparo do Purê **

    Para fazer o purê de abóbora, nós vamos cortar a abóbora ao meio e tirar as sementes. Passe manteiga na casca, embrulhe no papel manteiga e asse no microondas por 15 a 20 minutos em potência alta, até ficar macia. Deixe esfriar um pouco e retire a polpa com uma colher, prontinho, a textura estará perfeita para fazer a massa da torta

Para o recheio, você vai precisar de:

  • 2 dentes de alho médios picados ou espremidos
  • 2 colheres  (sopa) de azeite
  • 1 pimentão vermelho sem pele picado pequenininho
  • 200 g de tomates secos a gosto ou tomates assados no balsâmico (mais pra baixo tem uma dica MARAVILHOSA de como assar os tomates e deixar a sua torta ainda mais deliciosa)
  • 100 g de queijo coalho ralado
  • 200 g de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto, se achar necessário

** Dica de Preparo dos Tomates Assados no Balsâmico **

Esse tomate fica incrível para o recheio, mas é tão gostoso que minha dica é preparar uma porção a mais ou preparar essa receita isoladamente (mesmo que não for fazer a torta) para servir de petisco ou entrada para você e os seus convidados! 

Ingredientes:
  • 5 tomates maduros cortados em 4
  • 1 colher (sopa) de sal 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 4 colheres (sopa) de aceto balsâmico
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ou 2 galhos de manjericão fresco

Preaqueça o forno a 200°C. Disponha os tomates com a parte da casca pra baixo numa assadeira. Tempere-os, usando sal, açúcar, azeite e o aceto. Vire-os com a casca pra cima e disponha o galho por entre eles. Leve para assar por 30 minutos (ou 20 minutos caso os queira ainda mais macios).

Pronto, agora que o purê (para a massa) e os tomates assados (para o recheio) já estão prontos, vamos erguer as mangas e colocar a mão na massa para preparar essa delícia de torta.

Modo de Preparo do Recheio da Torta

Refogue ligeiramente o alho e o pimentão no azeite.
Apague o fogo e junte os tomates assados (ou secos) já picados, o queijo coalho e o creme de leite, misturando tudo.

Os tomates assados ou os tomates secos já são temperados, portanto teste o tempero e verifique se precisa de sal e pimenta. Reserve para esfriar enquanto prepara a massa.

O recheio pronto fica assim, olha isso minha gente!

Modo de Preparo da Massa da Torta

Preaqueça o forno em 180°. Unte e polvilhe uma assadeira ou refratário (usei um refratário de vidro médio, de 28×18x7 cm).

Na batedeira, bata a manteiga com as gemas e o parmesão por 10 minutos.

Acrescente a abóbora, a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture.

Com uma espátula, incorpore e mexa com cuidado, as claras em neve.

Despeje metade da massa no refratário, distribua o recheio por cima e cubra com a outra metade. Se desejar, polvilhe queijo (parmesão).

Leve para assar por 30 a 35 minutos (até que doure e passe no teste do palito) e estará prontinha! 

Olha essa torta pessoal! Eu já estou salivando aqui de tão delícia que é isso.
Uma saladinha verde com tomatinhos e palmito é o acompanhamento perfeito para a torta.

Me responde uma coisa: Existe alguma possibilidade dessa torta não ser maravilhosa? NÃO, né?
A massa da torta fica tão macia e fofinha que poderia ser chamada de torta de nuvem, e o recheio é tão maravilhoso, que eu juro que não sei explicar! Essa torta é um verdadeiro ABSURDO!

Prometo para vocês que cada pedacinho dessa torta vale o trabalho que ela dá, que nem é tanto assim. Parece difícil e trabalhoso, mas no fim das contas é facinho! Minha dica é: prepare os tomates um dia antes, assim já elimina uma etapa do preparo da torta! 

Nossa, como rendeu esse Beauty Gourmet! Três receitas (purê de abóbora, tomates assados no balsâmico e torta maravilhosa de abóbora) em um único post! Uhull, assim que é bom, né?

Queria agradecer a Gabi, o David e o Pequeno Lorenzo que são nossos amigos e que toparam o convite do Beauty Gourmet, vieram aqui em casa nos visitar e ainda colocaram a mão na massa! Obrigada queridos, vocês são sempre bem vindos por aqui! 

Ah, a Gabi ainda deixou mais uma receita de lambuja para a gente postar aqui no Beauty Gourmet. Olha, eu não queria falar nada, mas é uma receita de um bolo assinado pela Nigella e leva cerveja Stout! Preciso falar que é maravilhoso? Não né? Fica ligadinho no Beauty que em breve postarei o Stout Cake para vocês! 

Beijos e até!

Compartilhe nas Redes Sociais